sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

OS 10 LANÇAMENTOS MAIS ESPERADO EM 2013.


Novo Ford Focus - China
Foi dada a largada para mais um ano repleto de lançamentos. Em meio a tanta novidade que vem por aí, CARPLACE elaborou uma lista com os 10 carros mais aguardados de
2013 – alguns já apresentados no exterior, outros desvendados por nós e colegas da imprensa. Saiba o que esperar de cada um deles: o design, as versões, os motores, quando chega… Acompanhe e, quem sabe, planeje sua próxima compra!
1- Ford Focus/Focus Sedan: A tão esperada terceira geração do médio da Ford deve finalmente chegar ao Brasil em meados do ano, vinda da Argentina, nas versões hatch e sedã. E um executivo da empresa já adiantou: “o Focus será nossa vitrine de novas tecnologias”. O hatch terá versões 1.6, com o Sigma atualizado para cerca de 130 cv, e 2.0 com motor também evoluído em relação ao atual – o sedã só deve ter o 2.0. E o Ecoboost? Subiu no telhado. “A Ford não tem planos para o Ecoboost 1.6 no Brasil”, revela uma fonte da marca. Ou seja, se vier o Ecoboost, será apenas o 2.0 da versão esportiva ST, mas achamos difícil… A versão 2.0 terá opção do câmbio Powershift de dupla embreagem. Espere também por uma versão mais moderna e completa do sistema de entretenimento Sync nos modelos mais caros. 
2- Peugeot 208: A Peugeot deve resgatar o prestígio da época do 206 com o novíssimo 208. Lançado na Europa ano passado, o compacto premium chega às lojas brasileiras em abril. A marca do leão ainda não fala em versões, mas é praticamente certo que o hatch use os mesmos motores do primo Citroën C3, com o qual divide a plataforma: 1.5 8V de 93 cv e 1.6 16V flex start (sem tanquinho de partida) de 122 cv, a princípio somente com câmbio manual. As versões automáticas virão mais tarde, esperamos que não com o velho câmbio de quatro marchas usado no C3. Além do design, outros destaques do 208 ficarão por conta do volante esportivo em conjunto com o painel elevado, estilo head-up display, além de mimos como a central multimídia sensível ao toque e o teto panorâmico de vidro. 
3- Ford Ka: A Ford brasileira está fazendo o caminho das rivais e desenvolvendo um compacto sob medida para o Brasil. A base será do New Fiesta, mas com construção e acabamento simplificados, além de maior espaço no banco traseiro. Ao contrário do Ka, que só existiu na versão duas portas, o futuro hatch terá quatro portas e até um inédito sedã. Isso porque a nova linha substitui de uma só vez o atual Ka e o Fiesta Rocam, nas versões hatch e sedã. Se o planejamento da Ford não atrasar, o modelo será lançado em dezembro, como linha 2014. Os motores serão o 1.6 Sigma e o inédito 1.0 de três cilindros derivado do Ecoboost, mas sem turbo e com injeção flex. A projeção abaixo é do colega designer João Kleber Amaral, feita para a revista Car and Driver.
4- VW Santana:  A ofensiva da VW no Brasil deve começar com esse sedã, no final de 2013. O novo Santana, já lançado na China, será a resposta da marca alemã ao Chevrolet Cobalt e ao Nissan Versa – os três volumes compactos com tamanho de médios. O “mini-Jetta”, como vem sendo chamado, deve fazer a estreia do motor 1.6 16V da nova família EA-211 em nosso mercado, em conjunto com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. A distância entre-eixos de 2,60 m e o porta-malas de 480 litros o credenciam para utilização familiar. Por aqui, ele vai substituir o antigo Polo Sedan, fazendo a ponte entre o Voyage e o Jetta.
5- Hyundai HB20 Sedan: Esperada para março, a variação sedã do HB20 foi desvendada por CARPLACE em novembro por meio de uma foto-espia da carroceria. Com motores 1.0 12V e 1.6 16V e as mesmas versões do hatch (incluindo a automática de quatro marchas), o novo três volumes não vai seguir a escola dos “esticados” Chevrolet Cobalt e Nissan Versa. Ele manterá o entreeixos de 2,50 m e o espaço interno, apenas aumentando o porta-malas. Os principais rivais serão o futuro Chevrolet Prisma e o VW Voyage.
6- Chevrolet Prisma:  Do antigo sedã do Celta, que já saiu de linha, o novo Prisma só vai herdar o nome. Na verdade trata-se do Onix Sedan, hatch do qual o modelo herdará a plataforma e as boas soluções internas. Já o visual terá uma traseira bem interessante, com a linha da tampa do porta-malas cortando a lateral. A tampa traseira elevada permite antever boa capacidade para bagagens, apesar da abertura parecer um tanto pequena. Os motores e versões acompanharão o hatch: 1.0 e 1.4, sendo que a mais forte terá opção de câmbio automático de seis marchas, que logo também será oferecido no próprio Onix. 
7- Renault Logan/Sandero: A renovação da dupla de compactos da Renault, já lançada na Europa como Dacia ano passado, pintará por aqui no segundo semestre. E a evolução será grande: apesar de manter a plataforma, tanto o Sandero quanto o Logan ganharam um design muito mais interessante (especialmente o sedã), para mudar de vez a imagem de “carro barato”.
Novo Renault Sandero 2013
O interior também passou por um “upgrade”, recebendo comandos mais bem localizados e um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. Ambos os modelos usarão o motor 1.0 16V atualizado no Clio, de 80 cv, e o 1.6 8V de 106 cv que já equipa as versões atuais. O 1.6 16V deve servir somente às versões automáticas. O Sandero será acompanhado da versão aventureira Stepway.
8- Hyundai i30: A segunda geração do hatch médio coreano, já apresentado pela Hyundai no Salão de São Paulo, tem previsão de chegar às lojas ainda em janeiro. No começo, apenas na versão 1.6 16V flex (128 cv) automática, com câmbio de seis marchas – mais fraco que o atual modelo, vendido somente com motor 2.0 16V a gasolina. O design segue as últimas tendências da marca, se assemelhando a um HB20 mais comprido e largo. Itens como câmera de ré, controle de estabilidade ESP, partida por botão, sistema multimídia com GPS e airbags laterais e de cortina, entre outros, serão de série. Opcional, somente o teto solar.
Novo Hyundai i30 Flex
9- Citroën C4/C4 L: A marca francesa já anuncia a chegada do DS4 para o primeiro trimestre, mas o grande lançamento da Citroën está guardado para o segundo semestre. É quando chega da Argentina a nova geração do médio C4, nas versões hatch e sedã, o C4 L, que vai substituir o Pallas. Além dde estilo, com visual mais tradicional, o interior tem configuração clássica, sem ousadias como volante de cubo fixo ou quadro de instrumentos central.
Novo Citroen C4 2011
Na versão sedã, o comprimento ficou menor, o que deu um aspecto mais interessante ao design. Mas a longa distância entre-eixos e o bom espaço interno foram mantidos. A nova linha C4 deverá usar o motor 1.6 flex start na versão de entrada (somente no hatch), além do 2.0 16V flex nas intermediárias e o 1.6 THP (turbo e injeção direta) a gasolina nos modelos topo de linha
10- Mercedes-Benz Classe A:  Esqueça o pequeno monovolume que foi fabricado no Brasil anos atrás. O Classe A de terceira geração troca o formato minivan pela carroceria hatch médio e, cheio de estilo, vem para cima de Audi A3 e BMW Série 1. O Mercedes tem lançamento previsto para o primeiro semestre, a princípio na versão A200, com motor 1.6 turbo de 156 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas – o mesmo conjunto mecânico do B200 já vendido por aqui. Só que a Mercedes tem planos bem mais ousados para o novo Classe A no Brasil. Além de conectar a marca a um público mais jovem, o modelo é um dos candidatos a ganhar produção nacio
nal e motor flex, junto com o restante da gama, que incluirá o sedã CLA e um crossover até então conhecido por GLA. Mas isso é assunto para 2014…
Fonte: Carplace

Nenhum comentário:

Postar um comentário