quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

APESAR DE REESTILIZAÇÃO, APENAS FIAT STRADA WORKING TERÁ CARA NOVA.


Ainda não será desta vez que os consumidores brasileiros que anseiam por uma geração realmente nova da Fiat Strada serão atendidos. A marca italiana está trabalhando na sexta reestilização da líder absoluta da categoria
de picapes compactas. Porém, desta vez as mudanças serão mais profundas e envolvem as laterais – pela primeira vez -, traseira e caçamba. Apenas a versão Working tem alteração na dianteira. As previsões são de que a “novíssima” Strada chegará ao mercado em 2014, marcando estreia da versão cabine dupla com três portas, e que elas ficarão bem próximas a estas projeções de Renato Aspromonte.
Lançada em 1999 a picape derivada do Palio seguirá carreira solo, já que o Palio Weekend morrerá sem ter substituto dentro de alguns anos. Mas, como assunto aqui é a picape, vamos a ela.

Reestilização seletiva

As versões atuais, Working, Trekking e Adventure, serão mantidas, assim como as opções de motores 1.6 e 1.8 E.torQ. Já o motor 1.4 Fire será substituído pelo EVO, já usado por Uno, Palio e Punto. As cabines também continuam as mesmas com simples, estendida e dupla. A novidade será a opção da dupla com três portas à la Veloster.
A versão de entrada Working será privilegiada. Terá alterações em todos os lados por não ter recebido novo para-choque na última reestilização, promovida no “distante” ano de 2012.  A peça ficará com visual mais agressivo e a entrada de ar para o motor será parecida com a do novo Uno. O farol auxiliar ficará destacado nas extremidades.
As laterais estão mais lisas como as que estrearam na linha Palio, em 2007. Na cabine simples a coluna B ganha um aplique plástico que simula uma entrada de ar. O vidro espia lateral da cabine estendida, que antes terminava abaixo da linha de cintura, agora marca o encontro da linha de cintura com a caçamba. Isso ocorre, porque para aumentar a capacidade de carga, as laterais e tampa traseira estão cerca de dez centímetros mais altas. Porém, isso acarretará na perda de visibilidade traseira.
A tampa traseira terá desenho ressaltado como os usados no Uno e no Palio e o logotipo da marca ficará em destaque no centro. As lanternas deixam de invadir a tampa traseira ficando somente na carroceria. Ou melhor, passam a avançar em direção às laterais. Quem viu garante que a peça se parece com uma lanterna do Siena EL, porém, sem a extensão.
“Você já viu uma picape de três portas?”
Além das mudanças visuais a reestilização marcará a chegada da cabine dupla com três portas para facilitar o acesso ao banco traseiro. A porta é inversa (suicide door, porta suicida em tradução literal) e neste caso a porta de trás faz parte da estrutura e tem a metade de uma porta normal, sendo que ela só abre se a dianteira for aberta. Esta configuração era comum em picapes médias com cabine estendida na década de 90 e também era encontrada no Mazda RX8, descontinuado no ano passado.
Fonte: Carplace

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